Translate

terça-feira, 2 de agosto de 2011

O PODER



Desde primórdios, o ser humano, em sua sociedade complexa tem enfrentado um problema que tem desafiado a muitos pensadores; o poder. O que é o poder, como substantivo? O poder é a capacidade intrínseca de fazer o que quer sobre determinado assunto.

po.der.1
v. 1. Tr. dir. Ter a faculdade ou possibilidade de. 2. Tr. dir. Ter autoridade, domínio ou influência para. 3. Intr. Ter força ou influência. 4. Tr. dir. Ter permissão ou autorização para. 5. Intr. Haver possibilidade; ser possível: Tudo pode acontecer. 6. Tr. dir. Usa-se interrogativamente para pedir a alguém que faça alguma coisa: Pode-me dizer onde é o mercado? Conjugação: Pres. ind.: posso, podes, pode, podemos etc. Perf. ind.: pude, pudeste, pôde, pudemos etc. Pres. sub.: possa, possas etc. Fut. subj.: puder, puderes etc.

 fonte: dic Michaelis

 Por exemplo, eu tenho o poder (substantivo) de escrever. Por tanto eu posso (verbo) escrever. Mas o Poder aparece na sociedade em diversas facetas: a influência, o dinheiro, a força, etc. O ser humano com a sua ânsia pelo poder tem destruído, matado, roubado, praticado diversas formas de violência e cometido atrocidades tamanha que pensamos que na poderá haver uma solução final para os problemas mais simples da sociedade.

Alguns pesadores, filósofos e religiosos, têm imaginado uma sociedade onde todos possam viver em harmonia. Onde não exista a violência, e a miséria; uma sociedade perfeita do ponto de vista da qualidade de vida. Mas olhando a história da humanidade percebemos que as sociedades são formadas até com boas intenções, mas... Por causa da busca pelo poder, muitas instituições perdem as suas características. As religiões são bons exemplos disso: Os ensinamentos de Jesus Cristo são ensinamentos sempre atuais, e nos dias de hoje ainda necessitamos voltar para ele para entender o comportamento humano, mas movidos pela vontade de poder que alguns lideres religiosos esboçavam,  Homens praticavam guerras, em nome de Jesus. Homens adulteravam, mentiam, fizeram falsos testemunhos, tudo em nome de Jesus, o homem que lutou contra tudo isso. Isso Não é uma contradição se olharmos pelo pode de vista da busca pelo poder. O próprio Jesus ele nos ensina isso quando uma senhora bem intencionada chega até ele.

Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido. E eles dizem-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino. Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos.
E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado. E, quando os dez ouviram isto, indignaram-se contra os dois irmãos.
Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. 
Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal;
E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo;
Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

Fonte: Bíblia Sagrada Versão Digital Revista e corrigida de João Ferreira de Almeida Matheus 20:20-28.

Ah! Como bom seria se entendêssemos bem claramente o que Jesus estava querendo dizer. Ser um serviçal, quer dizer que esse, não tem autoridade sobre nada, pelo contrário, é pau mandado. Para aprofundar o que Jesus quer dizer, devemos entender que o poder não é importante. O importante é o serviço a sociedade. Para entendermos, mais ainda. Devemos retirar o ar de religiosidade que muitos colocam para justificar seus intentos ao poder. Quando temos uma instituição, seja lá qual for, existe um princípio, algo nobre. Por exemplo, uma instituição de saúde. Tem como o intuito preservar a vida. Mas quando a busca pelo poder chega nesta instituição, pessoas, até bem intencionada, esquece os seus princípios mais profundos para terem esse famigerado poder, com justificativas mil. É o caso da política. Necessito do poder, alguém pode dizer, para colocar mais recursos, outros dirão, para poder gerir com mais honestidade. Mas o que nós somente precisamos é qualidade no serviço prestado. Independentemente do poder. Já vi muitos negligenciar a vida de alguns, com á idéia de que não obrigação dele, e quem têm o poder para fazer não faz.

Nós sempre queremos o poder, mas ninguém quer servir.

A pirâmide da Hierarquia coloca os diretores, com uma visão estratégia. Os gerentes com uma visão tática e o operacional com uma visão de execução do que foi determinado e administrado pelas camadas mais altas. Agora se pensarmos bem. Um operador pró-ativo terar uma dificuldade imensa de executar um trabalho sem o direcionamento tático e estratégico, mas se ele se dedicar ao serviço, e der o melhor de si, não se preocupando com o seu status, e o que ele estaria ganhando com isso. Com certeza, o atendimento deste operador seria um Atendimento em excelência. Isso indica que o operador pode viver sem o encarregado, já o encarregado sem os operadores, não conseguirá executado o trabalho.

Na política a mesma coisa. As intenções são nobres, mas o querem é o poder. A democracia, com o debate de idéias, tem o intuito de retirar esses desvios dos políticos revestidos de poder. O confronto de oposição e situação é fazer os políticos voltarem para os princípios de seus mandatos de representarem o povo. Algo difícil para alguns.

Por causa do poder vemos somente contradições na política. São políticos de esquerda que tomam atitudes de direita; são políticos de direita tomando atitudes de esquerda; São capitalistas se tornando socialistas e socialista tornando-se capitalista. Seus ideais estão à margem agora. Não querem seguir seus princípios de juventude, por que seus objetivos não dão mais votos. Sua capacidade persuasiva não é mais eficaz. Na verdade o Poder é o foco.

Uma sociedade só será próspera, se independente dos intuitos de poder de quem executa um serviço, esse seja executado com toda a diligência e esmero. Um indivíduo, não precisaria de um encarregado para fiscalizar o seu serviço.

Os políticos devem entender que não adiantam milhões em recursos, ou até mesmo, muitos trabalhadores, ou até mesmo um batalhão de equipamentos modernos, a única coisa que uma instituição precisa, é o serviço prestado com qualidade. A política só será bem quista, se prestar uma serviço de presença de melhor qualidade, mas se o poder for o foco teremos uma política corrupta. A saúde pública é uma poça de estrume, por que os seus poderosos, não se preocupam com o serviço prestado. Já mandei milhões à saúde, dizem alguns. E o serviço prestado como está?   

Nenhum comentário:

Postar um comentário