Translate

Sobre

Meu nome é Luis Queiroz, sou metroviário, e minha função básica é atender o público, e garantir o direito de viagem a todos. Observando os seres humanos e suas contradições, percebi que nós, estamos mais preocupados e nos satisfazer a nós mesmo do que tentar entender o próximo.
São Várias as culturas, os pontos de vistas, as posições políticas e o mais interessantes nas diferenças, as contradições: São evangélicos, que perdem a calma, são comerciantes que não sabem fazer negócios, são pais que reclamam da inteligência de seus filhos, e por ai vai. . . Por que isso? Por que essa contradição?

Fui por um pequeno tempo professor de uma  escola dominical e tive o prazer de me aprofundar no conhecimento da bíblia.  Descobri nos meus estudos, que o ser humano é contraditório por natureza.

Torne-me céticos de muitas coisas. Mas de Deus, não consigo, por que da mesma forma que não se pode provar a existência de Deus, também não se pode através de evidência provar a não existência.

: Sem fé impossível agradar a Deus. A fé é tudo. Muitos se dizem que não acreditam em nada. Mas o fato de não acreditar em nada, já é um ato de fé. O ser humano é movido por fé. A dúvida faz o homem provar, e suspeitar de algo, isso leva o ser humano escolher uma linha de raciocínio. O fato de escolher uma linha de raciocínio é um ato de fé. Com isso tem-se a descoberta ou a frustração. Até o ateu, o mais céticos de todos, ele precisa acreditar na explicação das evidências.

Razão: A razão é uma maravilhosa ferramenta. Pena que muitos têm usado de forma, errônea, automática, levando muitos a conclusões precipitadas. A razão, o logos, a ciência, só tem quem conhece o limite de sua ignorância como diz Sócrates. O indivíduo que não consegue ouvir os outros, não aprende. A humildade, uma palavra ensinada por Jesus Cristo, que significa pobreza de espírito, ainda é a melhor forma de se conseguir conhecimento através da razão.

Religião: A religião não é um meio para se chegar a Deus. O que acontece é que muitos buscam a Deus através da religião, e o que encontram? O nada. Nem sempre a religião aponta para o lugar certo, devido à outra busca incessante do ser humano, o Poder.

Poder: A busca pelo poder é o maior mal da humanidade. Quem busca o poder, desvirtua as mais nobres intenções. Foram na busca pelo poder, que as religiões se tornaram instituições. Foi à busca pelo poder que fizeram pessoas matarem outras alegando, boas causas. O ser humano é mal por natureza. E existem dois caminhos que o homem pode buscar. O logo, a razão, que leva a Deus. Ou o poder, que leva a perdição.  Jesus recomenda, Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela.

Princípios: Princípios é a intenção primeira das virtudes. Sem princípio não se pode ter boas intenções.

Democracia: A melhor forma de governo, não é perfeita, mas a mais eficaz, por que sua ênfase é no debate de idéias, que com o tempo, poderá acertar até os erros da unanimidade.


No Brasil, observamos alguns absurdos, que contraria as idéias de democracia. Um dos maiores absurdos é o controle da mídia, da internet e da informação. Claro que não existe isso no brasil. Mas alguns políticos, tem tornado os ataques a liberdade de expressão, cada vez mais constantes. Em nosso país, existe uma péssima distribuição de renda. A mão de obra estrangeira esta cada vez, mais próxima do Brasil. Que apesar de ter diminuído o desemprego nas classes C ( batalhadores) e B ( classe média), observamos que o déficit de mão de obra técnica esta completamente defasado. Isso se deve ao baixo nível da educação brasileira. Temos bons professores, mas não conseguimos formar profissionais competitivos. 
          Somos um país emergente, ou seja, estamos já considerados, país rico, com a 5ª economia do mundo, mas não somos considerados primeiro mundo. Por quê?  Temos uma das melhores democracias do mundo. Por que então não somo país de primeira? Há alguma coisa errada nesta nossa democracia? Desde a proclamação da república aprendemos que nós, povo brasileiro, nunca sentimos na pele uma democracia de verdade. Somente agora depois de tanto penar em meio a jeitinho brasileiro, corrupção, educação precária, mentiras históricas, ditaduras forçadas, podemos então olhar ao princípio de nosso comportamento e perceber, que apesar de sermos uma nação democrática não temos um comportamento democrático. O que há de errado nossa democracia? Antônio Conselheiro já dizia em sua ignorância, que era melhor monarquia do à república que tinha, porque aquilo não era república. Se Getulio Vargas não desse golpe de estado, e fizeste uma ditadura no Brasil, nós até hoje teria uma política de café com leite. Se não houvesse a revolução militar de 64, o Brasil nem seria país emergente que é hoje. Dentro de mim há uma raiva de ter que admitir que para nosso País ser o emergente hoje, teve que ter as ditaduras necessárias para voltar o país no rumo certo que a democracia tirou. O que há de errado em nossa democracia? 
          Platão, segundo interpreto, sempre dizia que existe o mundo das idéias. E se existimos hoje é por que no mundo das idéias já existimos antes e agora. Por que tanto existe a arvore e o arquétipo da arvore, existe a justiça e o arquétipo da justiça. E quando contemplamos o belo na verdade não contemplamos o real que existe e sim o arquétipo, que se encontra no mundo das idéias. Porque o real não é tão perfeito como se imaginava, e sim o ideal. Para encontrarmos o ideal devemos voltar ao arquétipo. Proponho para com esse Blog, uma volta ao arquétipo do comportamento democrático. Ao princípio de onde tudo começou. Se formos demo, povo, e queremos que nossa história seja mais significativa que um simples país emergente sempre do futuro e nunca do presente; necessitamos voltar ao ideal de democracia. Devemos dizer a todos que não precisamos que nos dite as regras, porque somos democracia e podemos nos conduzir sem a ajuda de um líder ditador.  Que podemos escolher dentro de nossa educação, bons governantes e bons legisladores, que há de debater com a sociedade os nossos problemas pequenos de país, como a distribuição de renda, a educação e infra-estrutura que atravanca o nosso rumo a ser um país de primeira. O que é então, o princípio do comportamento democrático para que nós brasileiro possamos praticar? O que devemos fazer para não precisarmos de ditaduras? O que está errado em nosso comportamento? Só existe uma forma; voltando ao ideal de democracia. Por que muitos morreram por isso? Por que muitos estão lutando contra? Porque a democracia, por pior que seja é a melhor forma de governo que existe.  
         Queremos ser um país de primeira? Ou estamos satisfeito com o que está? Queremos então a corrupção e a mendicância que alguns governos populistas dão ao povo em troca pelo poder? Vamos entender o que é Comportamento democrático. O que é esquerda e direita e centro, por que nós odiamos tanto política?  Entender isso é fundamental para não necessitarmos de ditas cruéis.
         Apesar de sermos democracia, o movimento democrático continua companheiro.