Translate

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Homofobia ou xenofobia?



Xeno fobismo ou xenofobia é o medo natural (fobia, aversão) que o ser humano normalmente tem ao que é diferente (para este indivíduo).  Xenofobia é também um distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado ao desconhecido ou diferente. Xenofobia é ainda usado em um sentido amplo (amplamente usado mas muito debatido) referindo-se a qualquer forma de preconceito, racial, grupal (de grupos minoritários) ou cultural. Apesar de amplamente aceito, este significado gera confusões, associando xenofobia a preconceitos, levando a crer que qualquer preconceito é uma fobia.
Pessoas naturalmente possuem xenofobia a coisas alienígenas (ao que é bizarro e jamais visto por este), não necessariamente provindo de outro mundo. Esta manifestação de xenofobia pode, por exemplo, explicar medo pelo sobrenatural e extraterrestre, ou o fascínio pelo medo às criações de H. P. Lovecraft (ver Cthulhu Mythos), ou as pinturas de H. R. Giger (mais conhecido pela criação da criatura xenomorfa do filme Alien).Porém xenofobia pode se manifestar como medo a um desconhecido familiar, mas diferente ao comum (por exemplo, a culturas diferentes). Neste caso, o medo é mascarado no indivíduo em forma de aversão ou ódio, gerando preconceitos. Note, porém, que nem todo preconceito é causado por xenofobia, como veremos adiante. Como qualquer fobia, xenofobia pode vir em diferentes intensidades, podendo se tornar uma doença psicológica. Xenofobia e preconceitos. Xenofobia é comumente associado à aversão a outras raças e culturas. É também associado à fobia em relação a pessoas ou grupos diferentes, com os quais o indivíduo que apresenta a fobia habitualmente não entra em contato e evita.Por esta razão Xenofobia tende normalmente a ser visto como a causa de preconceitos. Por exemplo, defensores do termo Homofobia acreditam que todo preconceito a Homossexuais provém de medo irracional (fobia). Porém isto não é totalmente verdade. Xenofobia pode realmente causar aversões que levam a preconceitos raciais ou de grupos. Contudo nem todo preconceito provém de fobia. Preconceito pode provir de outras causas. Estereótipos pejorativos de grupos minoritários, por exemplo, podem levar um indivíduo a ter uma idéia errada de outro grupo podendo ultimamente levá-lo ao ódio. (Não por medo, mas por desinformação. Exemplos: de que asiático é sujo, que mulçumano é violento, que negro é menos inteligente, etc...). Outra causa pode provir de ideais e conceitos preconceituosos per se, em que a causa não é fobia, mas conflitos de crenças. Esta causa é similar a anterior, porém é gerada por conflito de conceitos, não desinformação. Por exemplo, um grupo machista odiando homossexuais (por contrastar com sua forma de vida), religião pregando contra outras religiões (por conflito de conceitos), ideais políticos como o arianismo nazista etc...
Fonte: http://profmelloliver.blogspot.com/2010/11/xenofobia.html

Homofobia: O termo é um neologismo criado pelo psicólogo George Weinberg, em 1971, numa obra impressa, combinando a palavra grega phobos ("fobia"), com o prefixo homo-, como remissão à palavra "homossexual".
Phobos (grego) é medo em geral. Fobia seria assim um medo irracional (instintivo) de algo. Porém, "fobia" neste termo é empregada, não só como medo geral (irracional ou não), mas também como aversão ou repulsa em geral, qualquer que seja o motivo.
Etimologicamente, o termo mais aceitável para a idéia expressa seria "Homofilofóbico", que é medo de quem gosta do igual.
O que é a homofobia?
Homofobia caracteriza o medo e o resultante desprezo pelos homossexuais que alguns indivíduos sentem. Para muitas pessoas é fruto do medo de elas próprias serem homossexuais ou de que os outros pensem que o são. O termo é usado para descrever uma repulsa face às relações afectivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo, um ódio generalizado aos homossexuais e todos os aspectos do preconceito heterossexista e da discriminação anti-homossexual.
Heterofobia é um termo utilizado para definir a aversão a pessoas ou actos heterossexuais. O termo hetero aqui é usado como forma abreviada de "heterossexual", e fobia significa medo ou aversão.
§  Um estudo, efectuado por Stephen M. White e Louis R. Franzini, indica que há mais sentimentos negativos e heterofobia por parte das pessoas homossexuais, quando comparados com os sentimentos negativos e homofobia por parte das pessoas heterossexuais. O mesmo estudo revela que o nível de sentimentos negativos por parte das pessoas homossexuais não é influenciado pelo facto de assumirem ou não a sua orientação sexual..[1]
§  A percentagem de homossexuais e bissexuais é muito maior que a percentagem de heterossexuais (ver homossexualismo), resultando assim numa potencial representatividade maior da heterofobia em relação à homofobia.




O termo homofobia, pelo o que vemos, é também utilizado para descrever o indivíduo que ainda não sabendo, ou tendo dúvida de sua identidade sexual, ou seja, sua sexualidade; não querendo expor-se para pessoas que supostamente tem a mesma que a dele,  devido ao preconceito, ele sente aversão a tudo que é o gosto pelo relacionamento ao sexo igual.

Já que a homofobia é uma convenção popular, gostaria de tentar desenvolver um termo que descreva melhor esse fenômeno comportamental que está ligado a homofobia. Para isso teremos que entender, segundo as descrições acima as peculiaridades do sintoma.

Analisando as descrições acima percebo quatro questões.


  • 1ª questão: A dúvida de sua sexualidade, isso demonstra falta de maturidade sexual;
  • 2ª questão: Medo a exposição, pressão exposta pela sociedade preconceituosa;
  • 3ª questão: Preconceito, falta de informação sobre sexualidade;
  • 4ª questão: Aversão, rejeição do que não conhece; 

Por tanto, entendo que segundo as explicações acima, e com todo o respeito às pessoas que deram o conceito.  A dúvida gera o medo.  A sociedade desconhecendo todas as conseqüências empíricas gera a pressão sobre o indivíduo que, toma a aversão de um lado, ou outro. Tornam-se homo fóbico, ou hétero fóbico.

Se o individuo está já com medo, simplesmente pela suposição, já que a sociedade exige uma retratação de posição. Venho a supor que fobia em questão não é do igual. E sim do diferente. Sabendo que dependendo do grupo que ele escolha, indo a favor ou não de sua natureza, ela será diferente dos grupos oposto a sua escolha. O termo neologismo correto então seria um termo que descrevesse a fobia de ser diferente.

Fazendo uma brincadeira com palavras gregas proponho esse termo:

Διαφορετικάναφόβος. pronúncia: Diaforetikanafovos. NAFOBIA seria o melhor termo para descrever um neologismo para esse fenômeno, Porque significa Διαφορετικά: diferente / να: Ser /φόβος: medo. Medo de ser diferente.

Xenofobia, também utilizada para descrever preconceito, não seria um bom termo, por que confunde-se simplesmente com o preconceito em si, sendo também um termo, que é  direcionado aos grupos diferente. Um xenofóbico tem medo do diferente, e não de ser diferente. O que faz um xenofóbico é a alta afirmação de pertencer ao um grupo ao ponto de sentir medo do novo, do estranho, do diferente. Diferentemente da diaforeticanafobia, que é o medo intrínseco de ser diferente.

Somos uma sociedade completamente diversificada; com diversas culturas, e fenômenos diversos de comportamento, que pode levar o indivíduo ao um estado de querer ou não pertencer ao um grupo. Isso levará o indivíduo mal informado, pela deficiência educacional ao um estado de não querer ser, mesmo que este seja.

O nafóbico é um ser completamente estranho, a si mesmo. Ele não quer ser gordo, mas é. Então ao sofre bulling, aversão de alguém. Ele poderá tomar atitudes positivas ou negativas. Quais atitudes positivas que um indivíduo tomaria? Tentaria emagrecer, praticar um esporte. E as atitudes negativas? Aversão a tudo que é gordo, violentar o indivíduo, que o reprime.


Será que não é um caso a se pensar?

É fácil perceber se o indivíduo é nafóbico. Por sermos completamente sociais, nós seres humanos, dependemos de pertencer primeiro ao um grupo, depois, se aceitar como tal. O que acontece? A diversidade de grupos, o torna flex, ou seja, indivíduo neutro, em relação aos grupos, experimentando, para ver como é a sua compatibilidade. Ao perceber, uma singularidade, com um grupo, ele se torna defensor incondicional. Causando assim, aversão a grupos opostos. A pressão do grupo, tribo, leva ao indivíduo a ter aversão, a grupos diferentes: Xenofobia comportamental. Caso esse pavor se torne incontrolável isso é xenofobia patológica. Se o indivíduo não se encaixa em nem um grupo, e existindo pressão dos vários grupos, e não podendo fazer uma escolha consciente, por causa de paradigmas e preconceitos que o impedem escolher um grupo ou outro, escolhendo não ser o que quer ser; sendo ou não, isso é Nafobia. Imagine só, viver em uma sociedade preconceituosa. A pressão é tão grande que tanto tomando uma atitude positiva como uma atitude negativa, gerará um desconforto, tanto do personagem ativo como do grupo a qual ele se opõe.  Na atitude positiva, ele se tornará  querendo mais e mais ser o que não é, se frustrando e se tornando, uma pessoa cada vez mais infeliz. Na atitude negativa, ele odiará tudo que se diz respeito a sua condição, tendo aversão, e sendo violento com outros de grupos opostos.

Isso é válido para todos os grupos. Por isso o termo homo fóbico, não seja adequado para descrever um fenômeno “Nafóbico”.   Se tornando com isso até um termo quase preconceituoso para os rótulos. Além disso, a violência deve ser combatida, a onde ela estiver, seja qual grupo que propõe essa prática. Independente do nome que se dá ao comportamento patológico, o mal existe; e deve ser encarado com uma condição de reflexão. Quando uma pessoa cometer violência, ela tem que ser punida pela violência, que é o grande mal que ela cometeu; e não por pertencer, ou ser de um grupo diferente. Esse é um fenômeno social, que mesmo dentro de grupos de seres iguais, formam panelas e se separam em grupos mais distintos ainda. Sendo normal uma oposição. Então, para que possamos conviver com todos os grupos, devemos combater a violência, se não iremos destruir a própria raça humana, pelo preconceito e aversão a grupos diferentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário