Translate

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ética para Brasil





A diferença entre moral e ética é simples, mas  confunde com as suas origens e significados. por causa do fim de cada palavra. Segundo o livro  A Águia e a Galinha, Uma metáfora da condição humana de Leonardo Boff, "Ético, vem da palavra grega, Ethos - Designa a morada humana."Moral, vem do latim, mos, mores, designa costumes e tradições. Segundo Boff, a é tica é tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma moradia saudável: materialmente sustentável, psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda. Já quando se fala de moral, ele exprime que quando um modo de se organizar a casa é considerado bom ao ponto de ser uma referência coletiva e ser reproduzida constantemente, surge então a tradição e um estilo arquitetônico. Assistimos, ao nível do comportamento humano o surgimento da moral. resumindo; Moral está ligada aos costumes e tradições de um  povo. 

Então ética é a construção de um ambiente Saudável, e moral é a consolidação desse ambiente; certo? Maravilha! Então eu pergunto? Alguém já ouviu falar  de moral Brasileira? Não... Mas, eu já ouvi dizer:  "Jeitinho Brasileiro", A lei de Gerson: "levar vantagem em tudo". Isso, para lamento nosso, é um  comportamento consolidado. E o pior. Se fosse só dar jeito para as coisas, tudo bem! mas prejudicar até a democracia!? que jeitinho é esse? Levar vantagem em tudo ao ponto de se beneficiar da miséria alheia? que vantagem é essa?

Pois é? o que é um mensalão? Se não, uma moral pura Brasileira do PT e PSDB de dar jeito nas coisas. Com a dificuldade de governabilidade que proporciona uma democracia, os mensalões são nada mais nada menos, que um jeitinho para se conseguir maioria no Congresso, sem o debate de idéias. 

Já nosso famigerado Cachoeira aproveitou o rabo preso dos políticos para levar vantagem em tudo. 

Nossa moral está baixa! precisamos o mais rápido, possível, de ética. Novas leis sim, tá bom!? Mas também, construir um comportamento democrático. Um comportamento que nos eleve para um patamar. onde possamos debater as idéias, sem deixar que um grupo carrasco leve vantagem sobre as maiorias, que sofrem em nosso País. Uma ética que puna de forma justa esses, que faz do Brasil, suas ditaduras. Uma opinião pública forte e eficaz que acabe com esses desmandos da política democrática brasileira.



Luis Pereira de Queiroz