Translate

sexta-feira, 27 de julho de 2012

O papel da Polícia na Democracia


As polícias são, no Brasil, órgãos do Estado que têm a finalidade constitucional de preservar a ordem pública, de proteger pessoas e o patrimônio, e realizar a investigação e repressão dos crimes, além do controle da violência.

Constituição Federal de 1988, em seu artigo 144, estabelece que a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida através dos seguintes órgãos: 1) Polícia Federal; 2) Polícia Rodoviária Federal; 3) Polícia Ferroviária Federal; 4) Polícias Civis; 5) Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.
Origens
A palavra "polícia" tem origem no termo grego polites, de onde vêm também as palavras "política" e "polidez". Na Grécia Antiga, a pólisera a cidade-Estado e as mais poderosas e famosas eram Esparta, Atenas, Corinto e Tebas. Os gregos chamavam depolites o cidadão que participava das tarefas administrativas, políticas e militares da pólis

A história da polícia como a conhecemos hoje é, no entanto, relativamente recente, não remontando além do século 17, quando o rei francês Luís 14 cria a figura do tenente-general de polícia em Paris, no ano de 1665.

Porém, é a Inglaterra, na primeira metade do século 19, que estabelece o modelo das polícias modernas, quando o duque de Wellington força o governo a criar um órgão de força interna para evitar a utilização do Exército na repressão das revoltas sociais.

Desde então, a polícia tornou-se parte do Estado-nação moderno, voltada para manter a ordem interna dos países que a constituíram. A polícia, assim, é hoje uma instituição fundamental para manter a incolumidade das pessoas, do patrimônio e da ordem pública na sociedade moderna.

Gilberto Gasparetto 
Jornalista







Por que será que hoje a polícia está cometendo tantos desastres? As vezes será não conhecer o seu papel? Acredito até, que a própria população não saiba qual é  o papel da polícia. Neste caso por exemplo, porque o cidadão não parou? 

Em uma ditadura ou absolutismo, é muito claro a função da polícia. É Básico: - manter a ordem e defender o governo. Mas em uma democracia qual é o papel da polícia?

Sei lá! Como garantir a ordem em um povo tão  mal educado que não respeitam a polícia, que quer e é seu dever garantir segurança e a ordem? Mas  por que o policial também não entende que o povo é mal educado mesmo. E que pode acontecer de um inocente não querer obedecer? E se estivesse passando mal o indivíduo? problema no carro? A várias questões que levam a crer no erro grave na abordagem policial. 

Mas vamos pensar na possibilidade dos policiais não terem errado. E o cidadão não ter morrido. Por que diabos, ele não parou com o ordem da polícia? Está bêbado? Já era! Foi pego. Por que fugir? Por que se arriscar tanto?

Estou com medo de sair por ai. Sempre hei de respeitar um policial. Mas e se ele em fã de garantir a ordem, e até minha segurança, e com toda a boa vontade do mundo, cometer um erro grave como esse? Uma vida que vai não volta. 

Vladimir Safatle colunista de terça feira da folha de São Paulo sugere a extinção da PM. Que o problema da PM é sua concepção. Mas acredito que manter a ordem e a segurança de um povo é uma boa concepção. O que não pode ser em nenhuma hipótese, uma polícia, instrumento político partidário para defender governo. Isso sim está errado. No pseudo comunismo que existe no mundo é assim que a polícia age. Agora se o povo mal educado é vândalo, o que fazer? Se os manifestantes de causa resolvem destruir a ordem pública? o que fazer? A manifestação democrática não pode parar. Nisto eu concordo com Vladimir. Mas não é melhor estabelecermos e fecharmos o papel da PM na sociedade democrática, do que extingui-la?

E os bandidos que matam e que geram a desordem e a falta de segurança, quem poderá prende-los, sem a PM. 

Se o polícia pode errar como qualquer ser humano, seria melhor ele existir omisso? Os policiais omissos comentem menos erros.  Eu não quero policial omisso... Mas de tanto bandido na sociedade, e de tanto povo que não respeita o policial. Como não cometer erros em demasias, não sendo omisso? 

Temos que, enquanto não se fecha o círculo de qual o papel da policia na sociedade democrática,  entender no mínimo, que este cidadão está em total pressão, eles  existem no meio de bandidos prontos para mata-los. E os  policiais mal treinados, armados e pronto para cumprirem o  seu dever. Que as vezes para manter a ordem, vai matar para que esse já morto não mate ninguém. E pode cometer erros. E deve ser punido, se necessário. Para mitigar os erros? Acabar com a PM, não acho certo. mas isso é só minha opinião. 

Por que tudo isso? 

Porque temos uma sociedade que estraga muitos cidadãos, em vez de educar que um policial deve ser respeitado e  que o cidadão policial deve ter tolerância com alguns desvios de cidadãos mal educados. O princípio da tolerância e o respeito cabem muito bem aqui. 

É dever do Estado democrático, treinar, cobrar, educar, e se necessário punir o cidadão seja quem for, comum ou policial, PM. civil ou mesmo municipal. 

Por isso, quero fazer um apelo. Respeite esse pobre coitado alvo de bandidos. Deve sim, ser punido quando cometer desvios. Mas respeitando-os, ajudaremos eles a cumprirem o seu dever de manter a ordem e  a incolumidade (segurança) das pessoas.

Qual é mesmo o papel da polícia militar na sociedade democrática? 

Como todos os posts deste blog, temos muito ainda que discutir sobre esses  temas. 



Luis Pereira de Queiroz