Translate

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O que é Educar?



A questão hoje é: Como educar? Como um povo mal educado irá educar uma gama crianças, adolescentes e jovens, se o mesmo povo está carente de uma boa educação. 

Eu partiria da seguinte observação. " O que é Educar?"

Antes de sabermos como educar, temos que saber o que é educar. 

Educação Política é a arte de ajudar as pessoas  escolherem as melhores idéias para a organização política de uma civilização.

Educação Civil é a arte de ajudar as pessoas  escolherem a melhor forma de agir conforme seus direitos e deveres. 

Educação Familiar é a arte de ajudar as pessoas  escolherem o melhor para a família.

Educação Financeira é a arte de ajudar as pessoas  escolherem o melhor investimento para o dinheiro.

Nessa pequena analise, quero destacar duas palavras: Arte e Escolherem. Porque é isso mesmo que é educação. Uma arte, pois exige do educador uma técnica de argumentação intuitiva própria das artes, para ajudar o individuo a escolher. Não escolher pelo individuo, mas dar ferramentas de analise,  para que o individuo escolha o melhor.

Escolher não é fácil. Escolher exige das pessoas abrir mão de alguma coisa. Não podemos escolher honestidade e desonestidade, integridade e iniquidade, padrão e incoerência. Se escolhermos uma coisa, tomamos a decisão de não termos a outra coisa.

Paramos para pensar em decisão. De/cisão. A palavra cisão significa corte. Quando decidimos, cortamos, quebramos um paradigma. Escolher algo para vida pode influir para o resto de nossas vidas. Ai esta a grande responsabilidade da educação hoje. Por que decidimos  mal? Porque fomos mal educados. Não foi nos dado ferramentas necessárias para fazermos as melhores escolhas. E o pior. Somos tão mal educados, que não sabemos que nossas decisões, é que levou nós a sermos o que somos. Culpamos a outros pelas nossas más escolhas.

O que é adolescência, se não a transição entre a criança completamente dependente ao jovem independente. A adolescência é primordial para que esse ou essa, possa ter a liberdade, ou seja, a independência de fazer escolhas. 

O adolescente faz pequenas escolhas supervisionadas pelos Pais e Mestres com o intuito de aprimorar a arte de escolher. Concluo em síntese que ser adulto é ter a capacidade de tomar decisão. Ser adulto sem essa capacidade é ser um adolescente disfarçado de adulto. 

Fazer escolha sem a maturidade e responsabilidade ( habilidade de responder pelas suas escolhas), é  o que faz de nossa país o que é. Estragando uma das maiores instituições invetadas pelo o homem, a Democracia. De onde vem o corrupto, se não da escolha errado desse.  Os erros vem de uma escolha errada. Umas perdoáveis, outras, comprometendo o bem estar de muitas  pessoas.

Uma pessoas que quer pertencer a democracia. Tem que ser livre. Tem que ser independente. Um drogado, seja, de álcool, ou mesmo de cigarro, para tomar uma decisão necessita deste medicamento? Não pode pertencer  a uma democracia. Por que não é uma homem livre. É dependente de uma substância. Mas o que leva uma individuo a tomar a decisão de ser depende de drogas. Sim é isso mesmo, não saber fazer escolhas adequadas para a sua vida. Tomar drogas ao ponto de depender delas, e deixar de ser livre. Portanto não serve para a democracia. 

Na Grécia antiga, o escravo não votava, porque não tinha o poder de decisão. um principio então da democracia é ser livre para atuar. É ser livre para escolher, por que foram dadas ferramentas em sua educação para que ele possa fazer a melhor escolha.

O que é educar então?

É a arte de ajudar as pessoas a serem livres. De saberem fazerem escolhas se responsabilizando por elas. E essa responsabilidade tem que ser natural. Por que se for obrigado, deixou de ser uma escolha. Se o individuo escolheu roubar, sua responsabilidade é ser preso. A lei o obrigou a perder seus direito de ir e vir. Esse não pertence a democracia. Por que não é livre para escolher sua liberdade. Por tanto, mal educado. 

Como educar então?

Educar é dar a liberdade ao povo. É dar senso crítico. Não encher de conhecimento um individuo, mas fazer com que esse individuo questione o conhecimento. Hoje a educação faz com que o individuo aceite simplesmente o que é ensinado. O que questiona o ensino dos Pais e Mestre, é considerado o grande vilão. 

Temos que dar ao individuo o poder do debate, e  do questionamento para realmente dar aos nossos filhos uma verdadeira democracia forte.