Translate

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Uma reflexão sobre o preconceito


CADA UM, CADA UM!




Os preconceitos geram pessoas privilegiadas e vitimas. Afinal, cada um é cada um ou somos absolutamente iguais?

Para se organizar, os seres humanos têm necessidade de classificar e agrupar pessoas conforme critérios pré-estabelecidos.

Nesta hora é importante analisar se o critério é ponderado, fruto de conhecimento de fatos ou são opiniões formadas sem ter sido levado em consideração fatos que o conteste.

Mais uma vez, uma ótima educação é que pode reverter os efeitos destrutivos dos preconceitos. As pessoas não são superiores, nem inferiores, são simplesmente DIFERENTES.

Preconceito é ódio irracional, é aversão! Mas se as pessoas só se ocuparem com os que amam verdadeiramente, a convivência entre todos será pacifica.

Quando vemos pessoas queridas serem vitimas de tantos preconceitos, nos revoltamos e chegamos a perder a educação, reivindicando direitos de sermos tratados com cordialidade, consideração e respeito.

A paz que todos queremos, só existira quando todos forem educados a respeitar as diferenças de idade, raça, religião e etc.! CADA UM EH CADA UM E A LIBERDADE EXISTE PARA TODOS.

Abs.


Autora: Inês Silva
Colega de Trabalho no Metrô.
Formada em Jornalismo e comunicação.

sábado, 8 de outubro de 2011

Como promover o Debate de Idéias


Fonte da imagem:http://blogdicasdesucesso.blogspot.com/2011/03/pontos-de-vista-e-pensamento-restrito.html



Democracia sem debate de ideais é como um carro sem combustível.

Uma decisão a ser tomada tem que ser vista por vários anglos possíveis.

No livro A Águia e a Galinha, metáfora da condição humana de Leonardo Bofe, no começo do livro, diz que um ponto de vista é apenas a vista de um ponto.  Entendi que se uma galinha só pode enxergar pelo seu ponto de vista de solo, limitada, mas detalhista do seu mundo. A águia pode ver ao longe, muito melhor que a galinha, mas com muita dificuldade de ver detalhes que só uma galinha pode enxergar. A Águia somente entenderá como uma galinha na condição de galinha. Por isso dependendo do ponto de vista, podemos discutir os métodos ou os objetivos. Se somente discutirmos os objetivos, não saberemos como chegar. Se somente discutirmos os métodos não chegaremos a lugar algum.

Por isso a importância para se promover o Debate de idéias para construir uma democracia forte. Eu proponho a dialético como ferramentas para debater as idéias. Todo o ponto de vista é uma tese. Quando alguém diz: “por que não?” Outro lança uma antítese; “por que sim?” E todos os pontos de vistas têm que serem apreciados até que cheguemos à síntese do debate. Com isso podemos fazer um sufrágio das idéias. Quando percebemos a diferença, entenderemos onde existem as igualdades. Sobrando as diferenças que precisam ser encaixadas como um quebra-cabeça. Perceberemos que as diferenças não são tão diferenças assim como parece e sim complementos de pontos de vistas diferentes. Então é necessário cuidar das diferencias que não se encaixam. A soma das vontades de todos nunca será igual à Soberania. Por isso o sufrágio. Onde existem essas diferenças sem garimparmos as que se encaixam não há Soberania. Se no debate conseguirmos separar as verdadeiras diferenças, poderemos então partir para o voto, e estabelecer então, o sufrágio da maioria. Essa decisão estabelecida é a Soberania. A minoria mesmo oposta, também sai ganhando se respeitar a decisão.  

O estabelecimento de uma síntese, através de um debate de ideais, não quer dizer verdade perfeita, mais a melhor possível que se pode estabelecer no momento. Por isso a síntese não deixa de ser uma tese. E poderá haver outras Antíteses para combatê-las. Assim promovem-se mais debates de idéias. Isto sim é democracia, um aperfeiçoamento constante do que já está bom. Não somente o governo de um povo, mas um aprendizado. Se houver ganhadores nos debates, todos perderão; por que o objetivo do debate é evoluirmos para uma sociedade cada vez melhor.