Translate

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Princípios da igualdade de direitos


"Cartas apreendidas em agosto no presídio de Catanduvas (PR), destinadas a chefes do Comando Vermelho, pediam autorização para matá-lo[José Júnior, 41, coordenador do Grupo AfroReggae]. A polícia acredita que os autores foram os traficantes Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, e Fabiano Atanásio da Silva, o FB.
- Posso ser mal interpretado e é tudo o que os reacionários querem ouvir: eu não queria que os bandidos morressem. Não é um exercício de generosidade, bondade, mesmo com pessoas que tramaram contra mim e que poderiam me pegar como refém" 
folha fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/837713-criminosos-ja-estavam-arrasados-diz-mediador-do-conflito-no-alemao.shtml.

   Vemos que até mesmo José Junior, com as mais nobres da intenções, estava com medo dos como diz ele!? Reacionários. Quando observamos todo esse episódio no Rio de janeiro, pensamos. e os direitos deste jovens que por causa do tráfico, suas vidas foram ceifadas. Não digo  José Junior, bem encaminhado, mas esses que pegaram armas e afrontaram até mesmo os fuzileiros da Marinha Nacional. Sem direito, sem educação apropriada, sem escolha, sem vida.
   Apesar do grande pesar das vidas ceifadas e da violências necessárias, seja qual for o motivo; ou por causa da Copa, ou por que resolveram fazer o que é certo, a grande questão aqui é os direitos garantidos pela constituição, que deveriam ser iguais a todos, mas não é. Muitos não respeitam os direitos alheios. O Drogado, que é um caso de saúde pública, juntamente com traficante, caso de segurança pública, vivem a margem da sociedade. Na sua ânsia de adquirir ou vender suas drogas, não só destroem suas vidas, mas retiram o direitos dos outros cidadãos que não concordam com esse meio de vida. 
   Mas isso não é só no lado do traficante, drogado. A sociedade brasileira, em si,  vive em constante desrespeito aos direitos de cada um. Tenho direito a liberdade de expressão; mas quando uso a liberdade para ofender as pessoas, retiro o direito de bem estar de um individuo. Quando atravesso o farol vermelho, não só arrisco a minha vida, mas retiro o direito de um cidadão que poderia passar, mas abre a mão do direito, por segurança. Quando escuto a minha música no ultimo volume, as vezes estou serciando o direito do individuo de não querer escutar essa música.
   Abrimos a mão dos nossos direitos, por educação, segurança, e muitos não estão nem ai. É difícil falar de direitos iguais se não são respeitados os  direitos mas básicos. A igualdade de direitos diz; que somos todos iguais, e que devemos, como sociedade  democrático, fazer leis que garanta igualdade de direitos, para cada cidadão. Em nossa Constituição isso é regido pelo artigo 5º.,
    Um ditado diz que o meu direito acaba quando começa os direitos dos outros. Então é dever do cidadão, respeitar os direitos uns dos outros, coisas essas que os traficantes e drogados não respeitam. Mas por outros lado, eles também não tiveram todos os seus direitos garantidos, ai está a causa de tanta violência. Uma sociedade onde não são garantidos direitos básicos: A vida, a liberdade, a igualdade a segurança e a propriedade, é uma sociedade de intolerâncias, violências, e resultados de calamidades, as vezes necessárias.   

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Princípio da Tolerância e o Respeito

Quando éramos crianças, estávamos tão alheios ao mundo que nem mesmo percebíamos o bem ou mal que estávamos proporcionando. Quando sentimos qualquer tipo de incomodo, não sabendo como informar, chorávamos.
A medida que crescíamos, nos enchíamos de preconceitos e de ideias que aprendíamos de nossos pais, amiguinhos e na escola, sobre a vida, formando assim o nosso carater; um carater complexo de um ser humano cheio de ideias e de presunções sobre a vida. Até descobrimos seres diferentes, sem pénis, delicados, pele macia, simplesmente diferente; as meninas. Apesar de parecidas com a gente, era muito fácil sabermos a diferença. Na escola encontramos outros seres, neste caso, meninas e meninos, só que dessa vez de negros, outros escuros, outros mestiços, e outros  também de olhos puxados. Outros então, que antes do lanche baixavam a cabeça.
Ao crescermos descobrimos que podemos fazer amigos de todos as culturas. Descobrimos também que somos seres únicos, e ao mesmo tempo estávamos buscando em grupos, os nossos semelhantes. Então, depois de tanta procura, descobrimos  que o nosso semelhante são estes tão diferentes de nós.
Sou étero, mestiço, entrando na classe média, tive a oportunidade de cursar um curso superior. Só que, existem também, os homossexuais, as mulheres, os negros, brancos, de mais idade, os da classe C e os que não tiveram as mesmas oportunidades que eu tive; pessoas estas que são tão diferentes, mas iguais a mim. 
Como viver em sociedade se  não toleramos as nossa diferenças? Necessitamos sim, respeitar que todos tem suas particularidades, suas ideias, uma história diferente.
Tolerar é suportar as ideias diferentes das nossas concepções. Entender que no meio de um conflito existe um ponto em comum, que fará com  que todos se unam pelo mesmo ideal.
Respeitar é considerar que cada indivíduo, seja qual for, grupo, raça, credo, sexo, sexualidade, idade ou deficiência, tem um potencial mesmo que desconhecido.
O princípio da tolerância e do respeito diz que somos todos iguais apesar das diferenças, e que para vivermos em sociedade é necessário aceitarmos o indivíduo, seja qual for, desde que não destruo o direito que deveria ser igual para todos.


sábado, 20 de novembro de 2010

O princípio da defesa incondicional

Somos educados no príncípio da cumplicidade. Os filmes americanos fazem muito apologia a isso. É o herói que pelo amor do País, prende todos o bandidos. É a ajuda de muito amigos para que um alcance um objetivo.
Na verdade o princípio da cumplicidade é o principio da equipe, se um da equipe errar, todos se responsabilizam pelo erro. E se um ganhar, todos da equipe comemoram, por que é como se todos ganhassem.
Não devemos confundir cumplicidade, com defesa incondicional, que é o grande mal da humanidade.
O princípio da defesa incondicional diz: "pertenço e esse grupo, equipe, bando, tribo,etc, e irei defende-lo até morrer, por que é esse, é a  verdade".
O exemplo mais próximo é a religião, mas vemos em torcida de de times, pardidos políticos, gangues juvenis, etc. Na religião a fé incondicional imposta impedem as vezes o questionamento da própria religião. Os seres humanos são dotados de um senso incomum que faz com que possamos viver em constante questionamento com a vida. Isso é bom, haja vista que evoluimos ao questionarmos. Mas perder esse senso por estabelecer um verdade incondicional, que alguns erroneamente o chamam de fé é incompreencível. São essas ideias que levam aos antigos sacrífios humanos, aos suícidios em massa,  as gerras santas, as divisões religiosas, e até mesmo a manifestação satânica do mal que esquece a tolerância e o amor pregado em todas a religiões conhecidas.
Devemos ser cumplice sim, das boas idéias, mas tomarmos cuidado para não defender uma mentira.
Não é isso então, a defesa incondicional, pregados em alguns grupos, um importante elemento que gera a violência? Muitos morrem pelo partido, e até pelo time de futebol. Uns por crer em algo, perde a própria razão do ser.
A violência, é fruto da falta de alternativa, "informação real" do que está acontecendo. pseudo bruxas queimadas, santos martirizados, Falsos traidores execultados, por causa de que? Uma informação erronea e não transparente. Por que a violêcia? simples! estam crendo  em uma mentira. Defende-se algo que não é verdade. Ignorantes sem alternativas estão espalhados pelo mundo acreditando em uma psedo verdade que não se consegue provar, por staus, sobrevivência, oportunidade política... 
Por que essa violência?...

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O jogo de Xadrez e a Transparência

O jogo de Xadrez é um dos jogos mais lindo de tabuleiro que existe, baseado em estratégias, sem blefes, confronto de igual para igual, onde o próprio adversário é fiscal das regras do jogo.
O que há de melhor na regra do jogo é a transparência, É diferente na política; ela é um jogo, e o político, por sua vez, tem a escolha se quer ser transparente ou não.
No jogo político, a informação é poder, então, quem controlar as informações terá o maior poder de persuasão, e  não seria interessante para o político ser transparente. Já no jogo de xadrez é diferente, existem regras claras e as informações estão disponíveis para todos os oponentes. 
Depois destas eleições concluo que  para termos uma política saudável, é necessário aprendermos a conviver com a transparência, construindo meios onde a verdade reina, e que seja possível um jogo limpo e que o interesse comum prevaleça.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O que é Princípio



O que é princípio? 1. Momento em que uma coisa tem origem; começo. 2. Causa primária; razão, base. 3. Momento em que se faz alguma coisa pela primeira vez. 4. Regra, lei, preceito. 5. Ditame moral, sentença, máxima. 6. Teoria. Fonte: Dic. Michaelis.



Os princípios são ferramentas que ajudam o cidadão a tomar decisões. O mundo oferece várias alternativas, nem sempre boas, para resolverem diversos problemas. No mundo hoje onde o clamor é a ética, é muito difícil não falar de princípio e perguntar quais são os nossos princípios? Quando fechamos um negócio, garantimos que iremos cumprir, e damos nossa palavra. O que garante que iremos mesmo cumprir este contrato? São vários fatores que iremos descrever, por exemplo; uma multa. Mas mesmo assim, vamos supor que um ser humano possa pensar: Por que irei cumprir esse contrato, e quem disse que irei pagar essa multa? Sem princípio, no caso, devemos ser honestos, acabou o bom acordo. O negócio, seja qual for, não iria ser cumprido. O principio é que qualifica o homem a ser ético. Devemos no decorrer de nossa vida desenvolver princípios para melhor o nosso relacionamento com as pessoas. Para vivermos em sociedade, devemos desenvolver uma educação civil baseado em princípios Éticos, onde o indivíduo será agradável a todos sendo todos agradáveis ao indivíduo. Observo em vários momentos de minha vida que as pessoas estão aos poucos se desrespeitando. Não há mais a cortesia. Não se verifica o respeito aos direitos do semelhante, ”concidadão”. O desenvolvimento de uma cultura onde serão valorizados os princípios formará uma sociedade melhor. No meu humilde conhecimento do assunto irei no decorrer deste blog, lançar alguns princípios de relacionamentos, alguns ritos que nem mesmo às vezes entendemos aprendizados que vieram de nossos pais, professores, religiões, seitas, clubes, amigos, ética, moral, que são direitos, deveres, amor, liberdade, dignidade, felicidade, imparcialidade, transparência, integridade, continência, prudência, etc. que são princípios de bons modos, que hoje, ainda é tido como moralismo, mas são bases para uma sociedade melhor.